O Ecossistema Sinapro/Fenapro reuniu cerca de 30 lideranças da propaganda de todo o País na última quarta e quinta-feira (16 e 17/08), em Porto Alegre e no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. O Encontro das Lideranças da Propaganda mobilizou dirigentes dos Sinapros e foi uma grande imersão sobre as iniciativas que podem contribuir para o fortalecimento de toda a indústria da propaganda e das entidades associativas.
Na ocasião, também foram comemorados os 45 anos do Sinapro-RS, com uma edição especial do “Frente a Frente”, o principal fórum de lideranças do mercado publicitário gaúcho, que teve como convidado especial Filipe Bartholomeu, presidente e CEO da AlmapBBDO, que apresentou reflexões sobre o novo híbrido na indústria da propaganda.
O Encontro das Lideranças da Propaganda tem como propósito atualizar os temas que estão impactando a indústria da comunicação e, principalmente, os projetos do modelo #SinaproForte que visam contribuir para o reposicionamento de relevância das agências de propaganda e a reestruturação dos seus modelos de negócios. Entre os objetivos do encontro, estão ampliar o networking e o engajamento entre as lideranças associativas, debater e trocar experiências em prol do fomento do segmento, destacar aprendizados e orientações sobre os desafios associativos e somar esforços para um Ecossistema Sinapro/Fenapro forte e representativo.
Daniel Queiroz, presidente da Fenapro, destacou a importância da reestruturação operacional dos Sinapros, a atuação como ecossistema e a adoção estratégica do modelo #SinaproForte. “Queremos trabalhar cada vez mais para a construção de um Ecossistema Sinapro/Fenapro com relevância nacional, e forte capacidade de articulação e mobilização regional. São muitos os desafios que enfrentamos no nosso setor, e daí a importância de termos um modelo forte e estruturado, contemplando a visão e atuação das lideranças empresariais regionais da nossa indústria nas diferentes localidades do país”, reforçou o presidente da Fenapro.
O encontro reforçou o objetivo macro da entidade para o triênio 2023/2025: contribuir para o reposicionamento de relevância das agências em seus mercados, viabilizando os caminhos para as transformações exigidas, e fortalecer o ambiente associativo por meio dos Sinapros.
Esse objetivo está alinhado ao propósito do Ecossistema Sinapro/Fenapro de liderar o processo de transformação/evolução que o negócio está vivendo, reunindo todos os recursos disponíveis (empresas, instituições e a força das pessoas), por meio do fortalecimento da atuação dos Sinapros junto às agências. Nesse sentido, foram destacadas as atividades realizadas pelos Sindicatos, fortalecendo seus serviços e disponibilizando às agências ferramentas e mecanismos de apoio nos pilares legal e de gestão, para que elas se fortaleçam cada vez mais e possam fazer melhores entregas aos clientes.
Um dos destaques da pauta foi o Fortômetro, indicador estratégico que mede e direciona os avanços do Ecossistema Sinapro/Fenapro rumo aos objetivos de fortalecimento do ambiente associativo como base de fomento, defesa e apoio na transformação e evolução das agências de propaganda em todo o Brasil. Promoveu-se um amplo debate entre as lideranças presentes sobre os indicadores e as metas de gestão, em busca de um ecossistema forte e atuante.
Foram discutidos também os projetos em andamento nos 13 Grupos de Trabalho (GT´s) para temas relevantes do Ecossistema Sinapro/Fenapro, com as devidas atualizações e encaminhamentos necessários, visando levar entregas estruturais e tangíveis para as agências e fomentar o desenvolvimento do setor em âmbito nacional.
Entre eles, estão o avanço da VanPro (Visão do Ambiente de Negócios), a plataforma de monitoramento do setor, que é um importante termômetro dos negócios e da gestão das empresas; o desenvolvimento de capacitação empresarial e geração de conteúdos que poderão auxiliar os Sinapros e as agências em seu crescimento, e questões como a integração nacion]al das nomenclaturas dos itens da lista referencial de serviços do setor, o monitoramento de leis e interlocução parlamentar e a realização de eventos regionais e nacionais, entre outras ações.
Integraram, ainda, a pauta de debates assuntos como a PEC da Reforma Tributária e seus impactos no setor e para os clientes. Discutiu-se, ainda, os princípios da gestão, traduzidos em agir de forma ampla, ética, imparcial e com total transparência em todos os aspectos da representação associativa, fomentando a boa convivência e o engajamento de todo o trade publicitário, sempre atuando em prol da sustentabilidade do Ecossistema Sinapro/Fenapro de forma inovadora, ágil e proativa.
Enquanto anfitrião local, o presidente do Sinapro-RS, Juliano Brenner Hennemann, apresentou as ações que estão sendo desenvolvidas pela entidade no mercado gaúcho, como o Buscador de Agências, a Pesquisa de Cargos e Salários e a campanha de valorização da propaganda ancorada no conceito 3/100 (3% de investimento para 100% de resultados). André Mascarenhas, presidente do Sinapro-Bahia, apresentou o EnaPro, que irá oportunizar três dias de imersão para as lideranças no setor na Praia do Forte, na Bahia. E Ana Celina Bueno, diretora da Fenapro, discorreu sobre a pesquisa que está sendo feita pelo CENP em parceria com a Fenapro, em torno dos temas relacionados à mídia.
“Saio deste encontro confiante de que, com a mobilização, o engajamento e o comprometimento das lideranças dos Sinapros de todo país, juntamente com os projetos estruturados e modelos de atuação definidos e operando em sinergia, estamos colocando o foguete do Ecossistema Sinapro/Fenapro apontado para cima”, afirmou o presidente da Fenapro no encerramento do evento.
A próxima edição do Encontro Nacional das Lideranças da Propaganda em 2023 acontecerá em novembro, na Bahia.