Quem somos

A FENAPRO

A Federação Nacional das Agências de Propaganda – FENAPRO é uma entidade sindical patronal de grau superior que nasceu em 1982, com a missão de representar as agências de propaganda brasileiras em âmbito nacional. De lá para cá, a instituição atua em diversas frentes, principalmente as de natureza jurídica, buscando sempre garantir as melhores condições para as relações das agências com o mercado. 

Sua atuação no âmbito estadual se dá por intermédio dos diferentes Sindicatos das Agências de Propaganda – SINAPROs, que exercem a representação patronal legal, inclusive na formalização de convenção/dissídio coletivo anual com os Sindicatos representantes dos empregados do setor em cada estado. 

Mais do que a representação legal da categoria, a FENAPRO se empenha em desenvolver ações que contribuam com o desenvolvimento do setor e com a percepção de relevância da agência de propaganda.

Diretoria Atual

Daniel Queiroz

Presidente
AMPLA

Dudu Godoy

Vice Presidente
Sinapro SP

Fernando Silveira

Diretor de Assuntos Éticos
Integrada Comunicação Total

João Daniel Vale

Diretor de Relações Inter-associativas
Art&C Comunicação Integrada

André Lacerda

Diretor de Planejamento e Desenvolvimento
LFI Propaganda

Ana Celina Bueno

Diretora Secretária
Acesso Comunicação

Guilherme Rabboni

Diretor Tesoureiro
Akm e Poptrade

Alexandre Pedroni

Conselho Fiscal
Chuva Comunicação Viva

Geraldo de Brito

Conselho Fiscal
Debrito Brasil

Kal Gelbecke

Conselho Fiscal
Fonte Criativa

Phelipe Pógere

Conselho Fiscal
Agência Brick Publicidade

Vera Rocha

Conselho Fiscal
Rocha Comunicações

Ricardo Menezes

Diretor de Relações Governamentais
Artplan Comunicação

História

Em 1977, no I Encontro de Presidentes de Sindicatos e Associações de Agências de Propaganda, com apoio: dos sindicatos de São Paulo e Rio de Janeiro; das associações do Rio Grande do Sul e Brasília e, ainda; da Associação Brasileira das Agências de Propaganda, foi assinada a “Carta de Porto Alegre”, onde se lançava publicamente a ideia de criar a federação.

Após procedimentos legais, os 6 sindicatos então existentes firmaram o protocolo de fundação da FENAPRO, em 13 de dezembro de 1979, composto dos sindicatos: de São Paulo; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul; Distrito Federal; Minas Gerais; e Goiânia. O processo chegou ao termo em dezembro de 1981, com a assinatura da Carta Sindical pelo Ministro do Trabalho, Murillo Macedo, que a entregou à categoria na memorável noite de 25 de março de 1982.

Desde a sua fundação, a FENAPRO, através de seus representantes, trabalhou incansavelmente para criar campanhas e iniciativas que estivessem engajadas com a valorização da categoria. 

Os Ex-Presidentes que ajudaram a construir essa história:

  • Sr. Luiz Marcelo Dias Sales, Mandato: 1982 a 1985;
  • Sr. Álvaro Costa Resende, Mandato: 1985 a 1988;
  • Sr. José Daltro Franchini, Mandato: 1989 a 1992, Mandato 2: 1992 a 1995;
  • Sr. Valdir Batista Siqueira, Mandato: 1995 a 1998;
  • Sr. Antonio Luiz de Freitas, Mandato: 1998 a 2001;
  • Sr. José Antonio Calazans, Mandato: 2001 a 2004, Mandato 2: 2004 a 2007;
  • Sr. Ricardo Nabhan de Barros, Mandato: 2007 a 2010, Mandato 2: 2010 a 2013;
  • Sr. Glaucio Binder, Mandato: 2013 a 2016, Mandato 2: 2016 a 2019

Quer saber mais sobre a fundação da FENAPRO? 

Confira com mais detalhes o protocolo de adesão à fundação da Federação Nacional das Agências de Propaganda – FENAPRO

As entidades sindicais abaixo nomeadas:

  • Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo, representado por seu Presidente, Sr. Luiz Marcelo Dias Sales e por seus Diretores, Sr. Roque Hamilton Ribeiro e Sr. Pedro Atílio Cesarino;
  • Sindicato das Agências de Propaganda do Município do Rio de Janeiro representado por seu Presidente, Sr. João Moacir de Medeiros;
  •  Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Rio Grande do Sul, representado por seu Presidente, Sr. João Firme de Oliveira;
  • Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Minas Gerais, representado por seu Presidente, Sr. Álvaro Costa Rezende;
  • Sindicato das Empresas de Publicidade de Goiânia, representado por seu Presidente, Sr. Zander Campos da Silva;
  • Sindicato das Agências de Propaganda de Brasília, representado por seu Presidente, Sr. Dario Miotto.

Reunidas na Capital do Estado de São Paulo, à Rua Barão de Itapetininga n.º 255 – 7º andar – conjunto 715, sede do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo, por meio deste Protocolo, vêm expressar o que segue:

  1. Fica fundada, nesta data e por este ato, a Federação Nacional das Agências de Propaganda – FENAPRO.
  2. As entidades supra deverão tomar dentro das respectivas bases territoriais, as providências legais necessárias para requerimento de autorização ao Exmo. Sr. Ministro do Trabalho, a fim de que se legalize a Federação ora criada.
  3. Fixação da base territorial da Federação para todo o território nacional e instalação de sua sede na Cidade de São Paulo.
  4. Fica constituída a sua primeira Diretoria, integrada por:
    • Luiz Marcelo Dias Sales, Presidente
    • João Moacir de Medeiros, Vice-Presidente
    • Zander Campos da Silva, Vice-Presidente
    • Álvaro Costa Rezende, Vice-Presidente
    • Dario Miotto, Vice-Presidente
    • João Firme de Oliveira, Secretário Geral
  1. Fica estabelecido como norma da Federação Nacional das Agências de Propaganda – FENAPRO, que a Presidência da entidade será ocupada, alternadamente, por representantes dos sindicatos filiados, de forma a se promover maior participação e representatividade de todos os centros publicitários do país.
  2. Atribuir ao Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo, juntamente com o Secretário Geral, todas as tarefas legais para a consecução do objetivo proposto.

 

São Paulo, 13 de dezembro de 1979.

O que fazemos

O Sistema SINAPRO/FENAPRO representa os Sindicatos das Agências de

Propaganda no Brasil e oferece uma série de vantagens para as suas agências associadas, entre eles: o Suporte de consultorias especializadas; Negociação das Convenções Coletivas de Trabalho; Lista referencial de preços; Mapeamento do ambiente de negócios e muito mais. Isso só é possível com o trabalho incansável de um Sistema que conta com 19 SINAPROs ativos e atuantes em todo o país.

Confira na prática o que estamos fazendo!

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