A Federação Nacional das Agências de Propaganda – FENAPRO é uma entidade sindical patronal de grau superior que nasceu em 1982, com a missão de representar as agências de propaganda brasileiras em âmbito nacional. De lá para cá, a instituição atua em diversas frentes, principalmente as de natureza jurídica, buscando sempre garantir as melhores condições para as relações das agências com o mercado.
Sua atuação no âmbito estadual se dá por intermédio dos diferentes Sindicatos das Agências de Propaganda – SINAPROs, que exercem a representação patronal legal, inclusive na formalização de convenção/dissídio coletivo anual com os Sindicatos representantes dos empregados do setor em cada estado.
Mais do que a representação legal da categoria, a FENAPRO se empenha em desenvolver ações que contribuam com o desenvolvimento do setor e com a percepção de relevância da agência de propaganda.
Em 1977, no I Encontro de Presidentes de Sindicatos e Associações de Agências de Propaganda, com apoio: dos sindicatos de São Paulo e Rio de Janeiro; das associações do Rio Grande do Sul e Brasília e, ainda; da Associação Brasileira das Agências de Propaganda, foi assinada a “Carta de Porto Alegre”, onde se lançava publicamente a ideia de criar a federação.
Após procedimentos legais, os 6 sindicatos então existentes firmaram o protocolo de fundação da FENAPRO, em 13 de dezembro de 1979, composto dos sindicatos: de São Paulo; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul; Distrito Federal; Minas Gerais; e Goiânia. O processo chegou ao termo em dezembro de 1981, com a assinatura da Carta Sindical pelo Ministro do Trabalho, Murillo Macedo, que a entregou à categoria na memorável noite de 25 de março de 1982.
Desde a sua fundação, a FENAPRO, através de seus representantes, trabalhou incansavelmente para criar campanhas e iniciativas que estivessem engajadas com a valorização da categoria.
Os Ex-Presidentes que ajudaram a construir essa história:
Quer saber mais sobre a fundação da FENAPRO?
Confira com mais detalhes o protocolo de adesão à fundação da Federação Nacional das Agências de Propaganda – FENAPRO
As entidades sindicais abaixo nomeadas:
Reunidas na Capital do Estado de São Paulo, à Rua Barão de Itapetininga n.º 255 – 7º andar – conjunto 715, sede do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo, por meio deste Protocolo, vêm expressar o que segue:
São Paulo, 13 de dezembro de 1979.
O Sistema SINAPRO/FENAPRO representa os Sindicatos das Agências de
Propaganda no Brasil e oferece uma série de vantagens para as suas agências associadas, entre eles: o Suporte de consultorias especializadas; Negociação das Convenções Coletivas de Trabalho; Lista referencial de preços; Mapeamento do ambiente de negócios e muito mais. Isso só é possível com o trabalho incansável de um Sistema que conta com 19 SINAPROs ativos e atuantes em todo o país.
Confira na prática o que estamos fazendo!