A oitava edição do relatório State of Marketing, estudo da Salesforce que divulga análises e tendências do setor de marketing para 2023, revela que 81% dos profissionais brasileiros entendem que seu trabalho tem gerado mais valor agora se comparado ao ano passado.
Apesar disso, 73% afirmaram que as expectativas dos clientes estão mais difíceis de atender em relação a 2021, e 23% citaram restrições orçamentárias como uma dificuldade em uma economia incerta.
Em nota, Daniel Hoe, Head de Marketing para a América Latina da Salesforce, salientou que a companhia tem notado duas grandes mudanças nas empresas em todo o mundo: fazer mais com menos e aprimorar a gestão de dados em linha com os requerimentos de privacidade. “E isso só será possível se as marcas estimularem suas equipes, possibilitando um maior destaque no setor e atraindo novos consumidores”, completou.
Realizado globalmente entre junho e agosto deste ano, em 35 países, com 6.000 líderes de marketing, incluindo 250 brasileiros, o estudo State of Marketing, ainda mostra que, no Brasil, o foco dos profissionais dessa área é alcançar públicos e construir relacionamentos mais duradouros por meio de uma combinação de canais e tecnologia.
TV, mensagens móveis e ligações por voz foram os canais que registraram maior crescimento, entretanto, a comunicação por e-mail continua representando mais de 80% de todas as mensagens de marketing, de acordo com trilhões de envios da solução Salesforce Marketing Cloud.
Fonte: Meio & Mensagem