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Pesquisa VanPro: 53% das agências ampliaram faturamento em 2021

Pesquisa foi realizada pelo sistema Sinapro/Fenapro – Banco de imagens/Canva

A pesquisa VanPro, realizada pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), em conjunto com os Sindicatos das Agências de Propaganda (Sinapro), apontou que a recuperação de faturamento das empresas de Publicidade evoluiu ao longo de 2021 no Brasil. Dados apurados junto a 312 agências, de 23 estados e do Distrito Federal, indicam que o índice de agências que relataram aumento de lucro, comparado a 2020, passou de 26% no início do ano passado, para 53% ao fim de 2021.

Ainda de acordo com a sondagem feita em janeiro deste ano, apenas 19% das empresas apontaram perda de receita em relação ao ano anterior, enquanto 7% reportaram perdas superiores a 30% no faturamento. Na mesma pesquisa, realizada no início de 2021, 38% haviam reportado perda no faturamento, sendo que 14% do total tinham perdido mais de 30%. 

Segundo o presidente da Fenapro, Daniel Queiroz, a tendência é que o crescimento se mantenha aliado ao otimismo do mercado. “Passados quase dois anos do início da pandemia, a maioria das agências e anunciantes se adaptaram à nova realidade”, pondera. Ainda conforme ele, foram quatro em cada cinco agências que mantiveram ou ampliaram o faturamento em comparação ao ano anterior. “Trata-se de um dado que corrobora com a ideia de que o comércio passa por uma boa melhora e está se recuperando”, completa.

Expectativas futuras

Outro dado relevante é sobre a percepção quanto ao futuro, que melhorou na comparação em relação à primeira sondagem de 2021. Isso porque a quantidade de agências que apontou as perspectivas como boas ou muito boas cresceu 10 pontos percentuais, de 57% para 67%. As que apontam como ruim, muito ruim ou de interrupção das atividades diminuíram de 9% para 5%, e o número daquelas que não conseguem prever caiu de 7% para 3%.

Em relação ao impacto nos negócios com a nova alta de casos da Covid-19 neste início de ano, Daniel acredita que “todo este processo que vivemos deixou muitos aprendizados, principalmente para os anunciantes, que entenderam que não podem deixar de investir em Comunicação”. Contudo, o presidente acredita que as próximas rodadas do estudo, que serão realizadas ao longo de 2022, poderão dar uma visão mais concreta em relação a esse impacto.

Práticas de gestão

A sondagem também evidenciou o aumento da procura de práticas de gestão por parte das agências. Os investimentos em aplicação de planejamento estratégico ficaram em 63%, planejamento orçamentário em 61%, e acompanhamento de indicadores em 28%.

Daniel acredita que as empresas ainda precisam aderir a modelos que façam os profissionais se engajarem de forma mais genuína. “A Fenapro acredita que o desenvolvimento sustentável passa necessariamente pelo domínio das alternativas de métodos, técnicas e ferramentas de gestão. Vem ficando claro que mesmo num período crítico pelo qual passamos recentemente, as agências valorizaram e ampliaram a atenção sobre gestão”, finaliza.

Fonte: Coletiva

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