As expectativas das agências, para os seus negócios e o setor de publicidade, seguem positivas em sua maioria, segundo indica a última edição da pesquisa VanPro, realizada pelo Sistema Sinapro/Fenapro, junto a 291 agências de 19 estados e do Distrito Federal.
Os dados, colhidos entre setembro e outubro, mostram que a receita da maioria das agências seguiu em crescimento no primeiro semestre deste ano, comparadas ao mesmo período de 2021, e a perspectiva é de seguir em crescimento.
Importante termômetro dos negócios e da gestão das agências, a pesquisa mostra que, do ponto de vista financeiro, houve uma melhoria do cenário na maioria dos casos, pois 85% mantiveram ou aumentaram seu faturamento em relação ao mesmo período do ano passado.
Neste primeiro semestre de 2022, 51% das empresas aumentaram sua receita em comparação com o mesmo período de 2021. Do total das empresas entrevistadas, 18% cresceram mais de 30%; 25% cresceram entre 10% e 30%, e 8% cresceram acima de 50%, enquanto igual percentual registrou crescimento inferior a 10%. 34% das agências apontaram estabilidade de receita, e 14%, perda, sendo que 9,5% delas registraram perdas inferiores a 30% e 4,5%, perdas superiores a 30%.
O índice de empresas que apontaram perspectiva de melhora como boa ou muito boa foi de 68%, quatro pontos percentuais a mais que na última sondagem da VanPro. O índice daquelas que apontaram previsão estável diminuiu de 27% para 24%, e as que sinalizaram as perspectivas como ruins ou de interrupção de atividades diminuíram de 7% para 4%, enquanto 4% não conseguiram prever a perspectiva, em comparação a 1% anteriormente.
Fonte: Propmark