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Tecnologia, IA e RA Moldam o Futuro do OOH no Brasil

Imagem de outdoors em uma grande cidade

O mercado de out-of-home (OOH) do Brasil encerrou 2023 entre os três principais meios em termos de investimento em mídia. De acordo com o mais recente relatório do Cenp-Meios, que analisou os investimentos nos primeiros três trimestres de 2023, o OOH representou 9,9% do total, ficando atrás apenas da TV aberta (40,6%) e da internet (38%). O faturamento total do OOH nos nove meses do ano passado atingiu R$ 1,4 milhão.

Apesar dos desafios enfrentados durante a pandemia, o setor, juntamente com o cinema, tem se recuperado desde o fim das restrições. O OOH, que faturou R$ 1,2 bilhão em 2020, alcançou R$ 2,1 bilhões em 2022, segundo dados do Cenp.

Andrea Weiss, diretora-executiva da ABOOH, destacou a importância de 2023 para o OOH brasileiro. Além da recuperação e aumento da participação no mercado, Weiss mencionou o surgimento de novos players e o crescimento dos circuitos de Digital Out-of-Home (DOOH).

A evolução tecnológica foi evidente nos últimos anos, conforme observado por Fabi Soriano, diretora-executiva da Central de Outdoor. A plataforma ECOSS OOH, lançada recentemente, reúne inventários de várias empresas em todo o Brasil, proporcionando regionalização, assertividade e capilaridade aos planos de mídia.

Para 2024, Soriano destaca a digitalização contínua dos ativos como uma demanda essencial. Uma pesquisa com associados da Central do Outdoor indicou uma expectativa de aumento de 62% nas faces de DOOH este ano em comparação com 2023.

Dentre os principais players, tecnologia, IA e RA são fundamentais para os planos de investimento. Na JCDecaux, a diretora-geral Ana Célia Biondi enfatizou a expansão da mídia programática e inteligência artificial. A Clear Channel prioriza a mídia programática para entregas mais direcionadas, enquanto a Eletromidia foca no Eletromidia Ads para campanhas mais assertivas.

A NEOOH planeja explorar a realidade aumentada, enquanto a RZK busca consolidar a participação na mídia programática e integrar tecnologias de realidade aumentada para criar experiências interativas e imersivas.

Desafio para 2024

Embora tecnologia, inteligência artificial e realidade aumentada estejam no centro das estratégias em 2024, os executivos reconhecem que há desafios a serem superados. Cada empresa está comprometida em resolver questões específicas do mercado de OOH brasileiro, buscando inovação e soluções para proporcionar experiências dinâmicas e envolventes ao público.

Fonte: Propmark

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