• Acesse o Paper Transforma: conteúdo

Nano Influenciadores são líderes de engajamento no Brasil

O mercado de influenciadores digitais no Brasil vem sendo dominado por um grupo promissor: os nano influenciadores. Com uma faixa de seguidores que varia entre mil e dez mil, esses criadores de conteúdo conquistaram uma impressionante taxa de engajamento de 3,2% no Instagram, liderando o setor.

O Poder do Engajamento dos Nano Influenciadores

Segundo a quarta edição do relatório “Estado do Marketing de Influenciadores no Brasil” elaborado pela HypeAuditor, os nano influenciadores constituem 79,1% dos perfis ativos no Instagram no país. Dessa forma, a estatística ressalta não apenas sua prevalência, mas também sua eficácia em gerar interações significativas.

Metodologia do Estudo e Implicações para o Marketing

A pesquisa da HypeAuditor analisou milhões de contas em várias plataformas, incluindo Instagram, YouTube e TikTok. Revelou que conteúdos de Música, Estilo de Vida e Beleza são os mais comuns entre os influenciadores do Instagram. Para marcas e profissionais de marketing, isso sublinha a importância do Instagram como uma ferramenta poderosa para alcançar consumidores e gerar leads em 2024.

TikTok e YouTube: A Diversidade das Plataformas de Influenciadores

Além do Instagram, o TikTok surge como a plataforma de crescimento acelerado, com 1,6 bilhão de usuários ativos globalmente. Os influenciadores do TikTok, especialmente os nanos, possuem taxas de engajamento que superam as do Instagram, evidenciando a relevância da plataforma para estratégias de marketing. O YouTube também se destaca, principalmente em nichos como videogames e entretenimento, sendo valorizado por 56% dos profissionais de marketing.

As Marcas Mais Citadas e o Impacto das Fraudes

O relatório também destaca as marcas que mais aparecem nas menções de influenciadores, com Shein, O Boticário e Netflix liderando. Além disso, aborda o tema das fraudes no influencer marketing, mostrando uma tendência de diminuição nos últimos anos, o que pode ser atribuído a melhores mecanismos de combate e maior conscientização dos criadores de conteúdo.

A Ascensão dos Nano Influenciadores

Em conclusão, o estudo da HypeAuditor revela uma verdade inegável sobre o cenário atual do marketing de influência no Brasil: os nano influenciadores estão no centro das atenções. Com altas taxas de engajamento e uma presença crescente, eles são essenciais para estratégias de marketing eficazes no Instagram e além.

Fonte: Meio&Mensagem

Compartilhe:

Receba a newsletter Fenapro no seu e-mail: