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Newsletter é uma tendência de consumo de conteúdo, analisam especialistas na RD Summit 2022

Uma pessoa checa o e-mail a cada 15 minutos ao longo do dia. Por outro lado, em um mundo que sofremos de infotoxicação e fake news, ser cada vez mais seletivo com aquilo que consumimos de notícia é fundamental para o bem-estar. Esse é um dos motivos  que fez o formato de newsletter retornar ao protagonismo entre os meios de consumo de conteúdo nos últimos anos. Mais que isso: o mercado de newsletter está em ascendência e pode ser boa estratégia para marcas. O assunto foi um dos destaques da programação do último dia do RD Summit 2022, com painel mediado por Beatriz Guarezi, editora da Bits to BrandsHernane Ferreira Junior, fundador e CEO da The News, e Gaia Passarelli, editora da Tá todo mundo tentando protagonizaram a discussão na tarde da sexta-feira (28).

Para se ter uma ideia, a Substack, uma das maiores plataformas de envio de newsletters, tem 250 mil assinantes e foi avaliada em USD 650 milhões. Enquanto Morning Brew, uma das maiores news do mundo, especializada em tecnologia, teve o seu valor avaliado em US$ 75 milhões.

No Brasil, a The News é um sucesso que já tem mais de 2 milhões de assinantes em 1 ano. Hernande Ferreira Junior compartilhou como chegou ao fornato da newsletter mais famosa do país:

 “Os estudos apontam que cada vez mais estamos consumindo conteúdo por meio das redes sociais. A geração millenial e Z não tem o hábito de buscar por portais para consumir notícia; eles esperam as novidades chegarem pelo feed do Instagram. Então resolvemos fazer um teste. E se diminuirmos a fricção e selecionar as principais notícias do dia para a pessoa conseguir estar bem informada diretamente na sua caixa de entrada, sem se preocupar em abrir dezenas de sites para isso?”, conta.

Foi assim que o The News uniu a velocidade e o dinamismo da leitura do Instagram com uma curadoria das seis principais notícias, com foco em Brasil, mundo, tecnologia e mercado financeiro para você iniciar o dia sabendo o que está acontecendo. Além disso, trouxe a linguagem leve e informal das redes sociais, construindo uma verdadeira comunidade em torno da newsletter. “Intimidade, rapidez, capacidade de síntese e títulos que despertam a curiosidade. Esse é nosso principal diferencial na caixa de entrada do leitor”, ressalta Hernane.

Desde 2018, Beatriz Guarezi trabalha com produção de conteúdo na Bits to Brands, que hoje já acumula 20 mil assinantes. Com foco em tendências de tecnologia e comportamento paras marcas, a especialista destaca que o leitor da newsletter escolheu receber aquela informação diretamente no seu endereço de e-mail por ter conexão com a curadoria de informações ali disponível.

“É uma relação pessoal, direta, não uma invasão no feed. Por isso é importante ter cuidado com sua linha editorial e a curadoria de conteúdos. Outro diferencial da newsletter como plataforma de conteúdo é o formato agregador de informação. Newsletter tem início, meio e fim e quem tem bons assinantes consome tudo”, afirma Beatriz.

Alavancas de engajamento como programas de indicação para aumentar o número de assinantes, medição dos KPIs disponíveis nas plataformas de newsletters de conteúdo e geração de comunidade são as principais estratégias para sua newsletter se diferenciar. “Se você gera um conteúdo que as pessoas têm prazer em consumir, é como em qualquer coisa na vida: se for bom, você vai querer compartilhar. É assim que newsletter viralizam. Outro fator importante é a interação com o leitor. Eles gostam de saber que são ouvidos “, ressalta Hernane.

Beatriz Guarezi ainda destaca que o sucesso de uma newsletter é tudo aquilo que você consegue saber da sua audiência pelas métricas de taxa de abertura, taxas de clique entre outros dados, pois as plataformas são totalmente voltadas para esse tipo de acompanhamento.

Fonte: Nosso Meio

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