O Sindicato das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro RS) se reposicionou e, agora, passa a ser Sistema Nacional das Agências de Propaganda no RS. A ideia da mudança é ressignificar a sua forma de atuação, aumentando a conexão com a Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) e com os outros estados do Brasil. A entidade gaúcha é a primeira dos 19 Sinapros ligados à Fenapro a assumir oficialmente a nova nomenclatura, algo que vem sendo amadurecido gradualmente nas últimas gestões, tendo se consolidado nos últimos dois anos.
O novo modelo, seus objetivos e desdobramentos foram apresentados pelo presidente, Juliano Brenner Hennemann, em evento nesta semana na ESPM-Sul. “Somos sindicato? Também!”, afirmou, acrescentando que a entidade assume uma missão que vai além do seu core e da sua função sindical e legal. “Vamos atuar também no apoio à gestão e na potencialização do ambiente de negócios das agências. Esse movimento representa a busca por uma melhor compreensão do que fazemos, para quem fazemos e por que fazemos”, disse ele, na ocasião, apresentando as quatro campanhas que nortearão a diretoria atual.
‘A importância de atualizar o sistema’
Para marcar o reposicionamento do Sinapro RS, a entidade trouxe a Porto Alegre o presidente do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp) e fundador da Lew’Lara\TBWA, Luiz Lara. O executivo explanou sobre ‘A importância de atualizar o sistema’, trazendo sua experiência na atual gestão, onde trabalha para desenvolver novos olhar e modelo na indústria nacional da Comunicação e da Publicidade. No bate-papo, Lara reiterou a força e a grandeza do mercado publicitário diante do desafio de comunicar em um mundo multiplataforma e hiperconectado.
O presidente da Fenapro, Daniel Queiroz, também participou do encontro com agências e veículos e enfatizou a importância da conexão entre Sinapros e a Federação, reforçando que o ambiente de cada regional deve ser visto como um hub de solução e de conexões. “Façam uso dessa grande força que vocês têm no Rio Grande do Sul, para o fortalecimento das agências e do mercado da comunicação gaúcho e nacional”, convocou o dirigente.
A força da Publicidade
Em conversa exclusiva com Coletiva.net, Lara salientou que a grande mensagem a ser reiterada é a força do mercado. “Nossa indústria atravessa, atualmente, enormes desafios e o Cenp, como fórum que reúne os principais atores do mercado, também está se reinventando para acompanhar essas mudanças e manter-se relevante como entidade emuladora das melhores práticas”, salientou.
Para ele, independentemente do meio, é preciso ter plena ciência do poder da publicidade para os negócios, para a economia e para a sociedade. “Um recente levantamento do Cenp-Meios, por exemplo, mostra que nossa indústria movimentou R$ 19,7 bilhões em 2021, e um estudo recente da Deloitte, em parceria com o Cenp, comprovou que de cada R$ 1 investido em publicidade, são gerados R$ 8,54 na economia. Por isso somos uma indústria de ponta da economia criativa”, enalteceu o executivo.
Lara destacou ao portal que o principal objetivo da nova gestão do Cenp é atrair mais participantes do mercado publicitário dentro de uma visão ampliada para contemplar a transformação digital e os novos modelos de negócio do setor, além de dar voz a todo o ecossistema da publicidade. “O novo Cenp é menos fiscalizador e mais consensual. Busca na autorregulação a harmonização dos interesses comerciais e das melhores práticas, permitindo assim que a nossa publicidade possa ganhar as asas da criatividade”, defendeu.
Lara garantiu também que quer estar ainda mais próximo dos mercados regionais, ouvindo e reconhecendo a força dos agentes e valorizando os ecossistemas publicitários locais. No que se refere ao Rio Grande do Sul, ele elogiou o fato do Estado ser um “celeiro de talentos e uma potência econômica”. “Sua gente e força são fundamentais nesse processo. Estarmos presentes aqui vai possibilitar uma troca importante e pretendemos repeti-la mais vezes”, concluiu o publicitário.
Fonte: Coletiva